Meditação na Terceira Idade

Meditação é alternativa para evitar a depressão e problemas de saúde na terceira idade.

De acordo com IBGE, a projeção é que o número de pessoas com mais de 60 anos chegue a 40 milhões em 11 anos

Pensar em envelhecer, na sociedade ocidental, ainda é uma realidade dolorosa para muitas pessoas. Entretanto, estudos mostram que doenças e limitações não são consequências exclusivas da velhice. Depende, em grande parcela, da prevenção e do estímulo de hábitos saudáveis durante a vida, e do conhecimento que se tem com relação ao processo de desgaste do corpo. De acordo com IBGE, a projeção é que o número de pessoas com mais de 60 anos chegue a 40 milhões em 2030.

Mas é possível amenizar as dificuldades da terceira idade? Para a coach de meditação do Meditation 4 You, Dianeli Geller, as terapias alternativas auxiliam o idoso a ter consciência sobre o envelhecimento, além de auxiliar na cura de doenças, e principalmente na redução de massa encefálica decorrente da idade. “A meditação na terceira idade passou a ter uma grande importância na vida das pessoas que buscam um alívio para o estresse, para os problemas, e para a dor constante da vida”, comenta.

A coach, explica também que cientistas e neurologistas tem estudado a meditação na terceira idade, já que a prática tem o poder de modificar algumas áreas de ação cerebral, controlando a atividade na região do córtex pré-frontal, responsável pelo pensamento consciente, articulação, criatividade e visão estratégica. Além disso, por meio da prática, é possível alterar as funções e estruturas cerebrais, criando novas sinapses, e assim, reduzindo a perda de massa encefálica que acontece com o passar do tempo.

 

Meditação e seus benefícios já comprovados

Pesquisas científicas comprovam que a meditação na terceira idade, mais do que relaxar, pode ter efeitos benéficos sobre a saúde. Um estudo feito na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostra que meditar durante 30 minutos, todos os dias, ajuda a aliviar sintomas da ansiedade, depressão e dores crônicas.

Existem contraindicações?
Nenhuma. A prática é indicada para todo o indivíduo que busca o autoconhecimento, equilíbrio e uma vida saudável.

Quais os benefícios?
– Melhora a função imunológica;
– Auxilia na diminuição de dores crônicas e reduz os níveis de açúcar no sangue;
– Contribui com o processo hormonal do corpo, reduzindo a probabilidade de desenvolver sintomas relacionados a depressão;
– Diminui o estresse;
– Ajuda na qualidade do sono;
– Melhora a memória e diminui os pensamentos vagos.

Colocando em prática

Sente-se em uma postura confortável e feche os olhos. Comece a observar sua respiração, e aos poucos vá aprofundando, respirando mais fundo, mantendo um ritmo calmo. Observe o ar entrando e saindo dos pulmões, a expansão e a contração do tórax e do abdômen. Faça isso por pelo menos 10 minutos, e vá aumentando com o tempo até chegar em 30 minutos.

Se quiser, coloque uma música calma e baixinha no ambiente, pode ser instrumental ou uma que te relaxe (se for uma música cantada, procure uma de letra positiva, um mantra por exemplo). Meditar em grupo é uma experiência única. O ambiente costuma favorecer, e os participantes incentivam uns aos outros durante a prática.

Fonte: Dianeli Geller

Graduada em Educação Física pela UMESP é coach de meditação e instrutora de Hatha Yoga e Vinyasa Flow e One Consciousness Trainer (formação na O&O Academy-India). Além disso, é formada em Mentoring e coaching ISOR e há mais de 10 anos atua no desenvolvimento humano promovendo a qualidade de vida e a importância da integração do corpo, mente e espírito. Suas atividades auxiliam no despertar e na expansão da consciência e do autoconhecimento pela meditação que facilita no foco, concentração e bem-estar. Ela é sócia-fundadora do primeiro Clube de meditação em São Paulo, o Meditation 4 You.