A procura pela meditação guiada vem crescendo consideravelmente nos últimos anos.

Com a chegada da pandemia do COVID-19, perfis no Instagram e canais no YouTube, ligados à prática, viram o número de seguidores explodir da noite para o dia.

Certamente, adeptos antigos e novos entram em consenso quando perguntados sobre o porque realizam a meditação: equilíbrio emocional, relaxamento e/ou melhora das tomadas de decisão. 

Mas, será que qualquer pessoa pode ser Instrutora de Meditação? Há um certo “perigo” na informalidade de profissionais que se dizem experts na área?

No artigo de hoje, falamos sobre a importância dos Instrutores qualificados, tanto para quem deseja contratar aulas, como para quem pensa em oferecê-las.

Confira!

O que é ser Instrutor de Meditação?

O Instrutor de Meditação é o profissional capacitado a conduzir meditações guiadas através de comandos, para uma pessoa ou grupo, com um determinado fim.

Mas, para quem pensa que é simplesmente sair falando algumas coisas, com base num conhecimento subjetivo, está muito enganado.

O profissional precisa ser capacitado para conhecer variadas abordagens (como devocional, psicológica ou neurobiológica), avaliar as necessidades do seu aluno, desenvolver planos personalizados com foco no objetivo desejado e aplicar técnicas alinhadas à cada aula (existem várias).

Em resumo, um Instrutor de Meditação completo precisa dominar diversos conhecimentos e estar apto para variadas situações.

Mas, qual a importância de contratar ou se tornar um Instrutor de Meditação certificado?

Falamos sobre isso a seguir!

Por que contratar ou se tornar um Instrutor de Meditação certificado?

Quando você vai a uma consulta médica, espera que o profissional detenha todos os conhecimentos possíveis para prestar um bom atendimento, analisar seu caso com precisão e indicar tratamentos assertivos, não é mesmo?

Da mesma maneira, deve ser com o Instrutor de Meditação guiada.

Se você busca um profissional para fazer suas meditações diárias, contratá-lo para levar a prática à sua empresa ou deseja ser esse profissional, precisa estar ciente da importância da qualificação necessária.

Em primeiro lugar, um instrutor deve saber da responsabilidade que é guiar alguém ao longo de uma meditação.

Caso o Instrutor não seja qualificado o aluno pode não atingir os objetivos esperados, pois a meditação não será relevante e só serão tempo e dinheiro jogados fora.

Além disso, abordagens ligadas à questões psicológicas, por exemplo, acontecem com frequência e podem levar o aluno a encarar emoções mais profundas. 

Assim, o profissional também precisa saber lidar com os desdobramentos que a sua meditação pode aflorar nos participantes (processos de catarse) e conhecer como auxiliar na retomada do equilíbrio.

Um profissional qualificado também terá posse de uma gama relevante de conhecimento, podendo explorar diversas técnicas e abordagens, de acordo com o perfil de cada aluno.

Isso evita desgastes como conduzir você ao longo de uma meditação devocional, sendo que suas crenças são outras; e você prefere algo mais generalista, como o mindfulness, por exemplo.

Conclusão

Como você pode notar, são diversos os motivos pelos quais a meditação guiada deve ser conduzida por profissionais que sabem o que estão fazendo e compreendem o caminho pelo qual conduzem seus alunos.

Ao contratar um profissional certificado, você terá a garantia do resultado. 

Ao investir em sua qualificação, você terá muito mais conhecimento, segurança e maiores chances de ser contratado por empresas ou alunos. 

Por isso, realize pesquisas e escolha profissionais ou cursos que sejam de confiança, certificados e ligados ao seu objetivo.

Se você está em busca de Instrutores de Meditação para sua empresa, confira os profissionais certificados pelo primeiro clube de meditação do Brasil, o Meditation 4 You: clique aqui!

Caso você queira se tornar um Instrutor de Meditação certificado, o Clube M4Y também oferece curso completo de formação online: clique aqui e saiba mais!

Para meditações guiadas gratuitas diariamente, acesse o Instagram @meditation4you.br.