Empatia nas empresas

Por que levar esse conceito para o ambiente de trabalho? 

A empatia é a capacidade em se colocar no lugar do outro e compreender suas perspectivas e sentimentos. Para então ter atitudes conforme as questões que existem em cada um. 

Adotar esse mindset é importante?

Empresas que praticam empatia promovem conexões mais verdadeiras entre clientes e colaboradores. Também contribui para que as equipes respeitem suas diferenças e aprendam umas com as outras de forma mais eficaz. Além de experimentar novas visões e observar aspectos que antes eram ignorados.

A empatia é a capacidade em se colocar no lugar do outro e compreender suas perspectivas e sentimentos.Um dos filmes que aborda esse tema é o Intocáveis. Baseado em fatos reais, um milionário tetraplégico contrata um homem da periferia para ser o seu acompanhante, apesar de sua aparente falta de preparo. No entanto, a relação que antes era profissional, através da empatia, cresce e vira uma amizade que mudará a vida dos dois. Assista ao trailler aqui.

Muitas empresas tinham o desafio de trazer esse conceito para seus colaboradores, mas através da prática da meditação em grupo no ambiente corporativo, encontraram uma forma de trabalhar esse conceito.

É possível se colocar no lugar do outro?

Na metodologia Meditation 4 You um dos temas abordados nos 8 encontros do programa de meditação para empresas é a empatia.  A partir do momento que esse conceito é aplicado junto com a prática, passamos a ter o entendimento. O novo olhar sobre o próximo fica mais fácil de se integrar.

Ao deixarmos de enxergar conclusões sob a nossa perspectiva individual, acabamos ampliando a visão de grupo, ocasionando situações extraordinárias como um ambiente mais equilibrado, harmonioso, além de gerar boas relações e resultados mais assertivos.

Por ser um ambiente amplamente diversificado, é fato de que a falha na comunicação ocorre na maioria das empresas. Por outro lado, empatia vem pra permitir que as informações ao serem transmitidas sejam adequadas para cada colaborador da organização.

Quais são as vantagens?

Quem adota esse mindset desenvolve sensibilidade, inteligência emocional, facilidade em se adaptar ao universo do outro. É como fazer um exercício contínuo para observar todos à sua volta e compreender as demandas individuais. Também é atendê-las da melhor maneira possível, e os encontros semanais de meditação facilitam esse olhar.

A empatia é essencial para reforçar os laços de colaboração e confiança entre os empregados de um ambiente profissional. Dessa maneira, muitos conseguem se adaptar à cultura da empresa e entender sua missão, visão e valores.

Como incluir a empatia no seu ambiente de trabalho?

Se você quer entender um pouco mais sobre o Meditation 4 You, em nosso programa de meditação para empresas aprofundamos o conceito de empatia. Proporcionando melhores relacionamentos e resultados para a organização. Você pode entrar em contato conosco através deste link

Empresas que vem revolucionando as relações no ambiente corporativo, com foco no bem estar de seus colaboradores, têm experienciado resultados diferenciados e nós apoiamos esse novo conceito de gestão. 

Lembre-se: A empatia é a capacidade em se colocar no lugar do outro e compreender suas perspectivas e sentimentos. Pratique na sua empresa e promova conexões. Acesse a nossa programação clicando aqui, e se conecte com o Meditation 4 You.